Tuesday, November 23, 2004

O Natal.

Percorrendo esta “minha nova cidade” tentando descobrir aos poucos “os cantos à casa”, encontro todos os dias ruas novas, surpreendendo-me algumas vezes com as que já conheço.
No sábado enquanto me dirigia para Santos, tive a necessidade de atravessar a Baixa. A surpresa não foi o trânsito estar parado. A surpresa foi o trânsito parado a admirar a iluminação de natal.
Se “errar é humano”, eu errei e parei para admirar também esta iluminação. Afinal esta já está colocada a algum tempo.
Para mim a novidade consiste em ser este ano o primeiro a estar em Lisboa na época de natal e poder admirar a alegria que se tenta imprimir nesta cidade para uma altura especial.
O Rossio está especialmente iluminado. Luzes coloridas e estáticas que “saem” da estátua e demarcam a forma da praça contrastam com o movimento das luzes monocor nos edifícios, mostrando que existe algo mais que o plano horizontal da praça.
Facilmente ficamos encantados (ou desencantados consoante o espirito natalício de cada um) por este cenário, em contraste com outras cidades que são totalmente “invadidas” por elementos luminosos que lhes são estranhos, onde a intenção é a quantidade.
Peço desculpa não poder sustentar esta minha descrição com uma fotografia do local, mas acho que é um bom pretexto para errar e parar no Rossio para ver a iluminação de natal.
C.R

0 Comments:

Post a Comment

<< Home