Wednesday, November 24, 2004

Lucros?

A Fnac Portugal noticiava hoje que em breve irá disponibilizar um novo serviço. Um portal Internet para poder ser descarregado ficheiros MP3, por meio de pagamento.
Numa breve entrevista radiofónica um representante desta empresa salientava que o publico português está sempre receptivo a novas tecnologias e que este é um “negócio” de risco, pois os lucros deste serviço são mínimos. Mesmo assim mantêm a ideia de prosseguir com o projecto. A titulo de exemplo era ainda referido que em Portugal já se encontrava disponível para descarregar ficheiros MP3 o portal Internet, o iTUNES.
Pelos vistos quem não lucra com este novo modelo de venda de musica são as editoras, que se queixam de os seus lucros terem vindo a reduzir-se.
Sendo eu um consumidor de musica que está frequentemente (quando a carteira o permite) a comprar musica, fico perplexo com estes tipos a falarem e lucros mínimos e outros a falar de diminuição de lucros.
Verdade seja dita. Os discos estão caríssimos e nos em Portugal pagamos um imposto de 19% de IVA.
Isto origina a que quem gosta de musica e não tem hipótese de estar sempre a comprar discos tenham como recurso sites alternativos para descarregar ficheiros MP3, de forma gratuita ou peça ao amigo o disco emprestado para gravar.
Se de uma vez por todas a industria discográfica e os governos se juntassem e fizessem com que os custos para quem compra musica / cultura seja reduzida, de certeza que as vendas de obras originais “quase que duplicaria”.
C.R

0 Comments:

Post a Comment

<< Home